A drenagem linfática manual (DLM) é uma técnica de massagem altamente especializada, realizada com pressões leves, lentas, intermitentes e relaxantes, que seguem o trajeto do sistema linfático, melhorando algumas das suas funções.
O sistema linfático é considerado uma via alternativa de drenagem que funciona em conjunto com o sistema vascular numa constante mobilização de líquidos. Tem como principais funções manter o equilíbrio do volume de líquidos existentes no corpo, eliminar parte das substâncias originadas pelo metabolismo celular e é responsável pela melhoria do sistema imunitário. Assim, o sistema linfático é o principal sistema de eliminação de água em excesso e resíduos metabólicos, cujo principal objetivo é favorecer a circulação linfática nas áreas congestionadas através do aumento da atividade dos vasos linfáticos.
De acordo com o designado Método de Leduc existem duas fases na DLM para efetuar a evacuação dos líquidos intersticiais: a reabsorção e a chamada.
A primeira fase de reabsorção consiste na absorção dos líquidos excedentes da região com estase (edema - habitualmente chamado inchaço) e a segunda fase de chamada consiste no transporte do líquido através dos vasos linfáticos.
Nestes termos, é recomendável a realização de DLM nos seguintes casos:
Desintoxicação geral do organismo através da remoção de líquidos e toxinas acumuladas que provocam acumulação de líquidos nos tecidos;
Diminuição da sensação de inchaço, da celulite e da gordura localizada;
Aceleração do metabolismo e a melhoria da circulação sanguínea
Diminuição de edemas pós traumáticos e pós operatórios (status pós fraturas, roturas musculares, entorses, pós cirurgia plástica ou lipoaspiração);
Redução de edemas por insuficiência congénita/hereditária do sistema linfático (linfedemas primários);
Atenuação de edemas pós esvaziamento ganglionar (edemas que surgem após remoção de gânglios em cirurgias oncológicas, por exemplo o cancro da mama).
Agende a sua consulta de avaliação através do link